5 fermentas grátis de proteção ao consumidor e a empresa

5 fermentas grátis de proteção ao consumidor  e a empresa
5 fermentas grátis de proteção ao consumidor e a empresa

Quando você consumidor se sentir lesado na compra de algum produto ou serviço, é possível proceder na busca pela reparação fora do âmbito judicial.  (Extrajudicialmente).

 

Existem alguns instrumentos gratuitos e eficazes para garantir a proteção do consumidor ao mesmo tempo que viabilizar a comunicação entre ambas as partes. 

 

PROCON

O PROCON MG disponibiliza além do espaço físico, o sistema online para a realização de reclamação. Em razão do poder legal do PROCON, este é o meio mais eficaz precisamente, porém demanda caracterização do reclamante.  O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MG) é responsável pela coordenação da Política Estadual das Relações de Consumo, dentre outras atribuições legais.

Confira a matéria a  seguir

Como fazer reclamação no PROCON MG online sem sair de casa

 

RECLAME AQUI

Esta é uma empresa privada. É um site brasileiro de reclamações contra empresas sobre atendimento, compra, venda, produtos e serviços. Sob o controle da holding Óbvio Brasil, o site oferece serviços gratuitos, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas. Foi fundado por um grupo de quatro sócios, dentre eles três administradores de sistemas e um publicitário e tem ajudado muito no melhor relacionamento entre consumidores e prestadores.

 

Você pode entrar no site, fazer sua reclamação e a empresa, afim de preservar sua boa imagem, ou por mera responsabilidade, tentará esclarecer o ocorrido e claro, tomar as providências necessárias.

 

SAC DA EMPRESA

Normalmente as próprias empresas disponibilizam o SAC, e a reclamação poderá ser feita na ouvidoria. Certamente com um tempo razoável entrarão em contato.  Aproveite e anote o protocolo e fique atento se a ligação é gravada. Se não for, faça você mesmo.

 

AVALIAÇÃO DO GOOGLE

 

Ao procurar por uma empresa no Google Maps (Através do Google Meu Negócio) aparece a opção para você fazer a avaliação. Te prometo que é de grande valia. Uma multidão de pessoas deixa de frequentar determinados locais em razão da péssima avaliação da empresa   no Google.

 

Diante da situação, as empresas, principalmente bares, restaurantes e hotéis, buscam resolver as demandas do consumidor, principalmente por telefone.

 

Então, foi mal atendido, serviço ruim, produto errado ... não deixe de dar a notinha no Google com um bom comentário, assim, além de ajudar o próximo, o mercado agradece. Empresas ruins não merecem está no mercado. Se a empresa for boa, ela busca resolver suas pendencias.

 

JUIZADO ESPECIAL

 

Chegar ao Juizado especial significa que toda as formas amigáveis se exauriram. Ou talvez não. Muitas empresas preferem resolver suas pendências no juizado por mera questão de segurança jurídica de seus atos.  certamente isso vai depender do caso Envolvido, mas em regra a conciliação é sempre alcançada. Porém deixe essa opção para o ultimo caso.

 

Dados todos os casos acima, resta a observação seguir. Você como empresa deve focar nestas ferramentas priorizando qualidade. Você como consumidor precisa ser responsável e coerente. Lembrando que difamação pode render um processo judicial reparação cível.

 

O mercado agradece ambas as partes pelos seus atos responsáveis, e a sociedade, mais ainda.