8 dicas para se dar bem na apresentação de TCC

8 dicas para se dar bem na apresentação de TCC

imagem pixabay/  Por Marx Rodrigues

Ao finalizar seu TCC, ainda precisa defender suas teses.  Algumas dicas importantes podem auxiliar no resultado final do trabalho, e haja sacrifício. Após a correria das pesquisas, escritas e correções (Quanto mais corrige mais há que corrigir) e o prazo vencendo ... é hora da segunda batalha.

 

1 Use bem o tempo mais não fale muito rápido

Em regra o tempo máximo de defesa não passa de 20 minutos. Evite falar muito rápido a banca pode não entender alguma parte do discurso ou até mesmo causar confusão. Fale devagar, de forma clara e num tom de voz adequado, que não transpareça o nervosismo e que não seja preciso interromper para pedir que você fale mais alto. Seja firme. Fale com motivação, mas não faça piadinhas durante a apresentação. “Seja formal, use corretamente a língua portuguesa. Deixe gírias para outro momento”, indica a professora da PUC-SP, Lilian Passarelli  citado no site Universia .

 

2 Domíne o assunto que está falando

Leia e releia o TCC para não falar coisas desconexas. entenda o ponto principal para não gastar o precioso tempo com o histórico do projeto. Dominar o conteúdo é a principal arma para se dar bem em apresentações. “O melhor a fazer é observar os pontos fracos do trabalho e estudá-los. Com certeza a banca irá questionar o que não está bom”, ensina o professor da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Ernesto Vieira Neto. Se o trabalho for em grupo, é bom que todos estejam afiados. Citado na Universia.

 

3Tenha a postura neutra e correta

Não é uma apresentação de teatro ou palestra. É necessário ter além da boa etiqueta de vestimenta e comportamento, a postura firme pode garantir mais pontos. Não gesticule excessivamente, não fique andando de um lado para o outro nem coçando o nariz pois isso pode tirara atenção da banca e transmite insegurança e nervosismo.  Ensaie olhando para si mesmo no espelho, e no dia, não olhe o tempo todo para a banca, mas para a plateia. Tenha domínio da sua postura. Esteja elegante e bem vestido pois isso te dá segurança. Treine bastante o nervosismo se preparando emocionalmente prevendo as hipóteses de constrangimentos, busca conhecer o ambiente e a banca. Treine sua dicção por uns 3 dias consecutivos com a caneta na boca e fazendo exercícios de relaxamento corporal.  

O clima é de formalidade então, usem roupas formais e entre com o celular desligado.

 

4 Responda as perguntas com postura firme

Ao dominar seu trabalho você está preparado para responder os questionamentos.  Evite ser monossilábico, responda com firmeza. Justifique todas as ações tomadas para que não haja dúvidas que o caminho escolhido é o certo. “Uma apresentação só será boa se o estudante conhecer a fundo o trabalho, do contrário terá dificuldade para defendê-lo”, afirma Lilian.

 

5 Faça o slide limpo e compreensível.

No slide deve conter apenas palavras chaves da defesa, contento os tópicos elencados e organizados. O slide não deve ser lido, mas compreendidos servindo de apoio para o acadêmico e para a platéia.

 

6 Roteiro de apresentação

A Universia dá a dica se estiver com dúvidas. Antes de começar , faça um roteiro. O modelo irá conduzir sua apresentação oral.

 

Apresentação: a primeira lâmina deve ser dedicada para identificar o projeto. Coloque seu nome completo, o título dado ao trabalho e quem o orientou.

 

Introdução: mostre os caminhos que levaram à escolha do assunto central. Justifique o motivo da escolha do tema, o objetivo do estudo, a metodologia usada e a forma como a pesquisa foi conduzida.

 

Desenvolvimento: apresente o desenrolar do trabalho, a abordagem dada, as alterações feitas em curso. Uma boa opção é comentar rapidamente a abordagem dos capítulos do TCC.

 

Conclusão: retomada a ideia central e mostre o resultado final do estudo. Feito isto, é de bom tom agradecer as pessoas que ajudar no desenvolvimento do projeto e a atenção dada pela banca.

 

7 Fique de olho no tempo.

Antes iniciar a apresentação teste o computador. Claro que você vai usar o seu notebook, e vai ter por segurança uma cópia de tudo salvo no pendrive. Antes de iniciar não esqueça de testar o notebook e verificar se a fonte alimentadora a está com ele.  Tudo ok? Fique de olho no relógio para não perder o tempo.

 

8 Resumindo ...

 

  1. Elaborar um roteiro de apresentação de TCC
  2. Estude, domine e ensaie
  3. Escolha a roupa certa
  4. Preparar sua apresentação em slides
  5. Assista a outras bancas
  6. Relaxar e combater o nervosismo
  7. Escolher a melhor roupa para sua apresentação de TCC
  8. Manter uma postura adequada durante a apresentação
  9. Controlar o tempo de sua apresentação
  10. Responder às perguntas da banca
  11. Controle o tempo da apresentação
  12. Mantenha a calma ao falar

       

 

Bons méritos

Marx Rodrigues  smiley